Projectos

Em Portugal, a nossa actividade iniciou-se na energia hidroeléctrica.
Capazes de uma forte perenidade no abastecimento de energia nos meses pluviosos, as centrais mini-hidroeléctricas constituem um forte contributo para a produção de energia a partir de recursos 100% endógenos. Por outro lado, existe, normalmente, uma larga integração laboral local. A par disso, os impactes ambientais, quando acautelados através de um bom design das instalações, são praticamente negligenciáveis. De facto e da nossa experiência, um projecto económico tem como consequência ser praticamente inócuo do ponto de vista ambiental.



Desde 1995, desenvolvemos nesta área vários projectos entre os 100 kW e os 4 MW, com o mais variado tipo de soluções técnicas.
Continua hoje a ser uma fatia importante do trabalho desenvolvido e permanece a "menina-dos-olhos" da equipa de trabalho!

Quanto à energia eólica, ela representa hoje a maior fatia do nosso trabalho em termos de potência instalada, consequência do desenvolvimento que se verificou nesta tecnologia na primeira década do século.



Foram elaborados inúmeros trabalhos para mais de 15 parques eólicos em Portugal.
Neste momento, colaboramos no desenvolvimento de dois novos parques, num total de 14 Megawatts a instalar.
Novos e aliciantes desafios se nos colocam agora, com o previsto desenvolvimento de projectos de grande dimensão fora da Península Ibérica.

Na energia fotovoltaica, participámos no desenvolvimento do projecto da primeira central comercial portuguesa, de 100 kW, e em duas outras instalações de grande dimensão na província portuguesa do Alentejo. Colaborámos ainda em estudos para a Cavalum, S.A. em projectos acima de 1 Megawatt, desenvolvidos por esta empresa em Espanha.
Julgamos, portanto, ter adquirido a experiência necessária para despoletar novos projectos e acompanhar o aparecimento de novas tecnologias que poderão muito bem revolucionar o futuro da energia nesta área.

Em Biomassa releva-se o projecto de uma central de 2 Megawatts, a ser implementada na região portuguesa de Trás-os-Montes e ainda não concretizada no terreno.